Entidades do RS relatam a ministra abusos contra meninas e mulheres em abrigos

Painel

da foto de cassino: Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Descrição de chapéu Chuvas no Sul Governo Lula Entidades do RS relatam a ministra abusos contra meninas e mulheres em abrigos Cida Gonçalves faz reunião com representantes do Conselho Estadual de Mulheres do estado e organiza medidas para ajudar Rio Grande do Sul
  • benefício do assinante

    Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

    benefício do assinante

    Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

    Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHA

    • Copiar link
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Painel

Receba no seu email as informações exclusivas da coluna Painel

Carregando…

8.mai.2024 às 10h49

  • Ouvir o texto

Danielle Brant Brasília

Em reunião com representantes do Conselho Estadual de Mulheres do Rio Grande do Sul, a ministra Cida Gonçalves (Mulheres) ouviu relatos de abusos contra meninas e mulheres nos abrigos que recebem os afetados pelas enchentes no estado.

A conversa online reuniu cerca de 40 pessoas, entre representantes de movimentos como CNDM (Conselho Nacional dos Direitos da Mulher), MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência, além de parlamentares.

Além dos relatos de abusos, a ministra ouviu queixas de que não há onde fazer essas denúncias. Os participantes também pediram abrigos e banheiros exclusivos para mulheres e doações de itens de higiene, absorventes, toalhas, roupas de cama, alimentos não perecíveis e colchões.

Na reunião, os representantes cobraram enfoque de gênero nos protocolos de resgate em momentos de crise e também solicitaram que os recursos enviados ao estado tenham esse recorte.

A ministra disse que vai organizar uma ida de imediato do ministério ao Rio Grande do Sul e uma visita aos abrigos. Nesta quarta-feira (8), fará uma reunião com sua equipe para pensar num grupo de pessoas que ajude no local nas demandas e trabalhe no protocolo com recorte de gênero.

Também afirmou que vai estudar a viabilidade de abrigos específicos para mulheres e, caso isso não seja possível, sinalizou que pretende identificar formas de levar segurança a mulheres e meninas, para que não tenham seus direitos violados.

Na quinta-feira (9), haverá uma reunião com as secretarias estaduais que discutirá a situação no Rio Grande do Sul. A ideia é propor uma operação conjunta para ajudar o estado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • benefício do assinante

    Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

    benefício do assinante

    Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

    Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHA

    • Copiar link
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

  • Chuva
  • Chuvas no Sul
  • Lula
  • Rio Grande do Sul

sua assinatura pode valer ainda mais

Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!

sua assinatura vale muito

Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS

  • Veja outros artigos desse colunista
  • Envie sua notícia
  • Erramos?

Endereço da página

  • https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2024/05/entidades-do-rs-relatam-a-ministra-abusos-contra-meninas-e-mulheres-em-abrigos.shtml
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes.
Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês
Compartilhar

  • Facebook
  • Twitter

Responda Denuncie